Alguma vez depois do seu treino, você chegou a sentir dor? A dor muscular depois de malhar pode acontecer,  principalmente quando as pessoas iniciam um programa de exercícios físicos ou  alteram seus treinos/cargas. E para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto, reunimos algumas informações que podem ajudar você. Confira:

Por que sinto dor?

A dor muscular que sentimos depois dos treinos é o sinal de que a sobrecarga dos exercícios  causaram pequenas rupturas nas fibras musculares que foram trabalhadas. Após isso, ocorre um processo inflamatório que visa  a  reconstrução destas fibras. Por isso a dor. Após a recuperação destas fibras as dores vão embora e estas fibras musculares ficam ‘mais fortes’ e preparadas para aguentar aquela sobrecarga. É dessa forma que seu músculo aumenta e você passa a ver os resultados. Chamamos de hipertrofia muscular.

Vou sempre sentir dor?


Assim que você cria sua rotina de treinamento ao lado do personal trainer, você perceberá que seu corpo vai se acostumando e se adaptando aos treinos e consequentemente, as dores começarão a diminuir. E por isso é bastante comum encontrar atletas que treinam com frequência, mas que não sentem tanta dor como outras pessoas. Ou seja, já estão adaptados àqueles exercícios.

Sem dor não tem resultado?


Não sentir dor nos treinos é sinal de que você já está se adaptando aquele estímulo ou os aumentos de sobrecarga estão sendo feito de forma bem progressiva. Ou seja, mesmo que você não sinta dor, isso não quer dizer que o seu treino não está valendo e que você não está evoluindo.
O mais importante é ter sempre ao seu lado a orientação do personal trainer que irá prescrever o treino certo para você. Então fique tranquilo que mantendo uma rotina de praticar exercícios e seguindo o que o profissional orientar, você logo verá todos os resultados que tanto busca.

Sentir dor então é normal?

É preciso ter bastante atenção, pois existem diferentes tipos de dores. Existem aquelas dores musculares que foram citadas anteriormente e que são normais no treinamento, mas existem outros tipos de dores como nas articulações que não são normais e podem significar algum tipo de lesão mais séria. Por isso a importância de relatar ao seu personal trainer sempre que sentir qualquer tipo de dor.

Tenha sempre o personal trainer ao seu lado para orientar, assim você evita lesões e problemas mais sérios e além de garantir um treino eficaz, você faz um treino mais seguro.

Para mais assuntos como esse, continue acompanhando o nosso blog.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat